Tratamento da Metástase Óssea

Basicamente, o tratamento de uma metástase pode ser feito de forma sistêmica, com medicamentos e/ou quimioterapia, ou local; além de paliativo.



Células cancerosas que se desprendem de um tumor primário e entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos podem chegar a quase todos os tecidos do corpo. Os tumores que resultam destas células são chamados de metástase ou câncer secundário.

Os tratamentos das metástases geralmente não têm o objetivo de curar o câncer. Isto porque quando há metástase, a doença está espalhada pelo corpo, por dois ou mais lugares, não sendo possível eliminar todas as células cancerígenas. Mas os tratamentos podem interromper o crescimento das metástases e diminuir ou cessar a dor que a doença provoca.

Tratamentos Disponíveis

Basicamente, o tratamento de uma metástase pode ser feito de forma sistêmica, com medicamentos e/ou quimioterapia, ou local. A terapêutica sistêmica é distribuída pelo corpo todo, e não foca apenas um local específico. O tratamento local, como diz o nome, é localizado, e consiste em cirurgias e/ou radioterapia. Estas terapias podem ser feitas isoladamente ou em conjunto.

Depois de diagnosticada uma metástase óssea, o médico verifica e sugere o melhor tratamento caso a caso, que pode ser desde uma cirurgia até apenas a observação da doença, e isto depende de vários fatores como:

• Tipo de câncer primário.
• Quantos focos de metástase foram diagnosticados.
• Localização e tamanho da metástase ou tumor secundário.
• Estado físico geral do paciente.
• Tipos de tratamentos já oferecidos e resposta ou resistência à eles.
• Escolha pessoal do paciente

Além disso, pesam também os antecedentes pessoais do paciente, estado de saúde no momento, e dor local.

Tratamento Paliativo

Esta terapia é reservada para os casos de estágio avançado da doença e tem o objetivo de aliviar a dor provocada pelo câncer primário e pela metástase, trazendo maior conforto e aumentando a qualidade de vida do paciente.

Câncer Ósseo e Metástase Óssea

O osso tanto pode ser o local do câncer primário quanto da metástase. Qualquer câncer pode se espalhar para o osso e causar metástase, mas os mais comuns são:

• Câncer de próstata.
• Câncer de mama.
• Câncer de pulmão.
• Câncer renal.
• Câncer de tireoide

O câncer ósseo secundário (ou metastático) produz substâncias químicas que interferem no equilíbrio entre os osteoclastos, que eliminam as células ósseas velhas, e os osteoblastos, que constroem células ósseas novas. Isso pode prejudicar os ossos, tornando-os mais fracos e mais propensos a quebrar. Quando estas alterações acontecem, o osso pode liberar cálcio, alterando seus níveis no sangue.

Lesões e seus tipos

Depois dos pulmões e fígado, os ossos são os locais mais acometidos por metástases. Em adultos, a metástase é a causa mais comum de lesões ósseas, que ocorrem com mais frequência na coluna, pelve, quadril e braços.

Lesões Blásticas

Alguns cânceres, como o de próstata e o de mama, desequilibram a equação osteoclasto/osteoblasto, produzindo mais tecido ósseo do que o normal. Com isso, novas células ósseas são produzidas em quantidade maior do que a necessária para substituir as células ósseas velhas que se decompõem normalmente.

Isto costuma provocar lesões blásticas, ou seja, lesões que formam osso. Estas lesões são mais difíceis de fraturar; mas a estrutura do osso é anormal.

A lesão blástica é mais frequentemente tratada com radioterapia local, quimioterapia ou observação, ao invés de cirurgia.

Lesões Líticas

Cânceres como as neoplasias pulmonares ou renais, por exemplo, desequilibram a equação osteoclasto/osteoblasto também, mas ao contrários das blásticas. Assim, as células ósseas se decompõem antes do momento certo, não havendo células novas suficientes para substituir aquelas que se foram.

Isto forma lesões líticas, que enfraquecem o osso e facilmente causam fratura, sendo mais comuns os tratamentos cirúrgicos nestes casos.

Prognóstico

A maioria das pessoas com metástase está preocupada com sua perspectiva de vida (prognóstico). É muito difícil dizer o que vai acontecer. Apenas seus próprios médicos podem dar a orientação mais adequada, pois eles têm todas as informações sobre o seu câncer.

Mesmo assim, eles só podem dar uma idéia geral. Sua perspectiva individual depende de muitos fatores, incluindo se o câncer se espalhou para mais de uma parte de seu corpo, o quão rapidamente ele está crescendo e como ele responde ao tratamento.

Em caso de dúvidas ou incertezas sobre o tratamento indicado, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com o seu médico, ou agende sua consulta em http://www.drapaganini.com.br/contato